Bárbara Cristina

Trabalho mostrou que carne cultivada em laboratório pode ser Halal


Já faz algum tempo que há discussões sobre a carne cultivada em laboratório – que vem sendo consumida em alguns países estrangeiros. E para quem atua no segmento Halal, é inevitável pensar: ela é ou pode ser Halal?

A analista de Qualidade Pleno da FAMBRAS Halal, Bárbara Cristina Domingos, procurou responder a esta e outras questões relacionadas ao tema – como as vantagens e desvantagens - no trabalho apresentado durante a primeira edição do CTec Halal. Vale conferir.

 

Bárbara, o que a levou a escolher este tema para o seu trabalho? Qual foi sua intenção por meio dele?

A produção da carne cultivada em laboratório é uma inovação e já começou a ser consumida em países estrangeiros. Sua promessa é a produção de carne e produtos cárneos sem realizar o abate do animal, apenas utilizando sua célula, trazendo inúmeros benefícios para o meio ambiente.

Minha intenção ao abordar este tema foi explicar como este processo ocorre, mostrar as vantagens associadas à produção da carne cultivada, os desafios enfrentados, e relacioná-la ao Halal.

 

O seu trabalho foi um estudo técnico sobre carnes cultivadas. Você pode nos falar como se deu este processo?

O meu trabalho baseou-se em uma referência bibliográfica, portanto, foram consultados diversos artigos científicos e reportagens em revistas internacionalmente conhecidas sobre os estudos atuais da carne cultivada.

 

Com base no seu trabalho, quais são as vantagens da carne cultivada?

Uma das principais vantagens da carne cultivada é o menor impacto ambiental, já que diminui a utilização de energia e de água, a ocupação da superfície terrestre e diminui a emissão de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono, metano e óxido nítrico.

Outra vantagem importante, usada como apelo na produção da carne cultivada, é em relação ao bem-estar animal, já que nenhum deles é abatido para produzir a carne e seus produtos derivados.

Outro benefício é o fato de ser produzida em ambientes controlados, seguros e saudáveis, com altos padrões de higiene, evitando disseminação de zoonoses.

 

E as desvantagens?

Um dos desafios encontrados na produção da carne cultivada é a aceitação do consumidor em relação a este produto, já que a textura, cor e sabor apresentam algumas diferenças em relação à carne in natura.

Podemos citar também como uma das maiores desvantagens em deste produto a dificuldade da produção em escala industrial. Estima-se que aproximadamente oito trilhões de células musculares são necessárias para se produzir um quilo de proteína.

Para reduzir a grande quantidade de células indispensáveis ao processo é necessário criar novas formulações de meio de cultura e novos biorreatores - que seriam capazes de aumentar a eficiência da produção diminuindo o gasto energético, o custo da produção e mantendo a segurança ao consumidor.

 

Como deve ser a carne cultivada para ser considerada Halal?

Para que a carne cultivada possa ser considerada Halal é essencial que o animal seja Halal, ou seja, permitido para o consumo do muçulmano. Por exemplo, uma carne cultivada de boi pode ser considerada Halal. Já uma carne cultivada de suíno é Haram, pois o porco em si é um animal proibido para o consumo dos muçulmanos.

Além disto, todos os elementos usados para a produção desta carne devem ser de fontes Halal. Por exemplo: os ingredientes usados nos meios de cultura para cultivar as células extraídas dos animais devem ser todos Halal. Logo, não podemos ter sangue, um elemento proibido, fazendo parte da composição deste meio de cultura.

Como se dá a extração das células de um animal Halal para fazer este cultivo?

Existem algumas divergências. Muitos estudiosos dizem que as células não podem ser coletadas de um animal vivo por meio de biópsia, pois isto descartaria o produto como Halal. Atualmente, já existem estudos para realizar a extração da célula a partir da pena ou lã de um animal, possibilitando a certificação da carne cultivada como Halal.

É um tema que ainda está em debate, mas há, sim, a possibilidade de sua certificação Halal desde que todos estes itens, a princípio, sejam atendidos.

 

Qual é a avaliação que você faz sobre o CTec Halal?

O CTec Halal foi uma grande oportunidade para aprender sobre diversos temas relacionados ao Halal e para expor meu trabalho, levando-o ao conhecimento de todos os participantes. É uma experiência que agrega muito profissionalmente, ampliando perspectivas de diversos setores dentro do Halal.

Menu de Trabalhos
Share by: