Elaine Carvalho

Participante destacou os treinamento mais importantes para os auditores Halal que atuam no Brasil

 

A gerente de qualidade da FAMBRAS Halal, Elaine Franco de Carvalho, levou para o CTec Halal uma importante reflexão: quais são os treinamentos que os auditores Halal que atuam no Brasil julgam ser mais importantes? Ela aprofundou-se no tema ao longo de um ano, enquanto fazia o Trabalho de Conclusão de Curso do MBA em Gestão de Pessoas da USP-Esalq. A seguir, Elaine fala mais sobre o trabalho.

 

Elaine, o que a levou a escolher este tema para o seu trabalho? Qual foi sua intenção por meio dele?

Atualmente todas as normas relacionadas à certificação Halal, no que tange ao perfil dos auditores, são internacionais e estabelecidas por países de maioria islâmica. Desta forma, gostaria de fazer um comparativo e entender se, para o Brasil, as necessidades de treinamento seriam as mesmas, considerando que é um país de minoria islâmica.

Assim, com este resultado, também conseguiria fazer um programa de treinamento efetivo com o perfil dos auditores Halal no Brasil.

 

O trabalho exigiu uma pesquisa. Você pode nos falar como se deu este processo?

O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano. Foram feitas pesquisas teóricas para embasamento sobre o tema de treinamento e Halal. Na sequência, realizei pesquisas com os auditores brasileiros sobre a percepção dos treinamentos. Por fim, os dados foram analisados comparando a teoria com os resultados obtidos. Surgiu, então, uma proposta para confecção de um programa de treinamento efetivo ao perfil do auditor Halal brasileiro.

 

Sua pesquisa revelou quais são os treinamentos que os entrevistados consideram mais importantes, sendo os três primeiros Treinamento religioso; Treinamento de conceitos e padrões Halal e empatados Treinamento de auditoria (nota 74,2) e Treinamento de Segurança dos Produtos (nota 74,2). Algo lhe surpreendeu?

Na verdade não, pois eu já esperava que, devido ao fato de o Brasil ser um país de minoria islâmica, a necessidade de treinamento religioso fosse primordial. E o conhecimento nos padrões Halal também é algo extremamente relevante. Confesso que fiquei feliz ao notar que os auditores também têm esta percepção, uma vez que existem várias divergências entre as normas do Halal que os auditores precisam conhecer para se orientarem no dia a dia.

Já o tema segurança dos produtos é algo que já está na bagagem acadêmica dos auditores técnicos, uma vez que, para ser auditor Halal, você precisa ter formação no ensino superior na área de atuação, justificando assim o terceiro lugar.

 

A pesquisa apontou o que os auditores sentem falta? Ou pontos de melhoria que devem ser considerados pelos organismos de certificação Halal que atuam no Brasil?

Na verdade, eu diria que o trabalho é um indicativo de como os organismos de certificação Halal no Brasil devem estabelecer seus programas de treinamento, ou seja, quais treinamentos precisam ser realizados com maior frequência - por exemplo, religião - e quais podem ser mais espaçados, como normas de sistema de gestão.

Ter um programa de treinamentos efetivo e compatível a realidade da empresa é fundamental para o seu posicionamento no mercado, desenvolvimento e até satisfação dos clientes, no caso, a percepção dos mesmos diante do serviço de auditoria Halal prestado. 

 

Elaine, você é uma profissional do mercado Halal que atua numa área mais técnica. O que você diria para os profissionais que também querem atuar neste mercado?

Eu diria que é um mercado surpreendente e pouco conhecido no Brasil. Incentivo a todos que busquem mais informações sobre o conceito Halal, o mercado, e levem isso para as suas empresas.

Atualmente o Brasil é o maior exportador de alimentos Halal do mundo e apenas algumas empresas participam deste mercado. Logo, se este conceito for mais disseminado e outras pessoas convencerem as indústrias que trabalham a também fazer parte do setor Halal, o impacto seria ainda maior!

 

Por que você decidiu levar este tema para o CTec Halal? Qual é a avaliação que você faz sobre o evento?

Porque o congresso era para falar sobre trabalhos científicos sobre o Halal e, como eu já tinha o desenvolvido, aproveitei a oportunidade para apresentá-lo. Eu gostei muito do evento e já estou pensando no meu próximo trabalho para 2025!

 

Há algo mais que deseja acrescentar?

As pessoas são os principais ativos de uma organização, portanto, investir em capital humano é sempre a melhor opção para aqueles que querem se destacar no mercado e terem sucesso.

Menu de Trabalhos
Share by: